A Influência das Novelas nas nossas Vidas

Alberto Chong fala sobre a influência da novela nos anos 70

Alberto Chong - "As telenovelas moldaram o Brasil"

Economista do BID afirma que a novela ajudou o país a aceitar o divórcio e a criar famílias menores

MARTHA MENDONÇA

Qual é o verdadeiro impacto das telenovelas nos lares brasileiros? Segundo dois estudos recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as tramas exibidas na TV nos últimos 40 anos vêm moldando as famílias em pelo menos dois aspectos: menos filhos e mais divórcios. As pesquisas, coordenadas pelo economista Alberto Chong, analisaram o conteúdo de 115 novelas transmitidas pela TV Globo entre 1965 e 1999 nos horários das 19 horas e das 20 horas. Nessa amostragem, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% delas eram infiéis a seus parceiros – o que suavizou o tabu do adultério. Para Chong, a telenovela é um excelente canal de difusão de programas sociais, como prevenção à aids e direitos das minorias. Ele deu a seguinte entrevista a ÉPOCA.

..
ÉPOCA – De que forma as telenovelas influenciaram a sociedade brasileira?

Alberto Chong – Durante o período da ditadura, os autores já viam nas novelas a oportunidade de lutar contra o sistema, apresentando novas ideias e valores. Há, de forma recorrente, a crítica à religião, ao machismo e ao consumo de luxo e a ideia de que a riqueza e o poder não trazem felicidade. A família está no centro dessas transformações. As novelas são um instrumento muito poderoso na formação de um modelo bastante específico de família: branca, saudável, urbana, bonita, consumista – e pequena.
..
ÉPOCA – As mulheres são o público principal das novelas. Elas são mais influenciáveis por esse tipo de conteúdo?
Chong – Uma das ideias mais disseminadas pelas novelas, em todos os tempos, é, certamente, a emancipação feminina, junto com a entrada da mulher no mercado de trabalho. A busca do amor e do prazer pelas personagens femininas também é uma constante em qualquer trama – mesmo que ela tenha de cometer adultério, o que também é comum nas histórias.

ÉPOCA – No Brasil, de acordo com o IBGE, vem das mulheres a maior parte dos pedidos de divórcio. Quanto as novelas contribuem para isso?
Chong – Estudar o Brasil sob esse ponto de vista é interessante, porque os casos de divórcio aumentaram dramaticamente nas últimas três décadas. Estima-se que as taxas aumentaram de 3,3 em cada cem casamentos em 1984 para 17,7 em 2002, mais do que em qualquer outro país latino-americano. Nosso estudo avança na hipótese de que os valores da televisão, mais precisamente das novelas, contribuíram de fato para esse aumento, principalmente a partir do momento em que no Brasil há um alcance desse tipo de programa como em nenhum outro país. A novela é, de longe, a maior atração da TV e é veiculada pela Rede Globo, que tem mantido um domínio quase absoluto do setor por cerca de três décadas. Percebemos que, quando a protagonista de uma novela era divorciada ou não era casada, a taxa de divórcio aumentava, em média, 0,1 ponto porcentual. A mudança é positiva. A simples possibilidade do divórcio dá às mulheres a chance de igualdade de gênero no casamento e na distribuição do trabalho, dentro e fora de casa. Também diminui a violência doméstica, os homicídios e suicídios.

http://2009jornalismocultural.blogspot.com/2009/04/alberto-chong-fala-sobre-influencia-da.html
e
http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2009-01-29/novelas-brasileiras-tem-impacto-sobre-os-comportamentos-sociais,5104.html

====
jan/06 · Editado por: pagode nem morto
citar

Nas novelas da Globo rico não trabalha (ou quase não trabalha) e pobre nunca se dá bem... Nunca mostram os ricos trabalhando, praticamente. E pobre vê aquilo e vai pensando que pra ser rico não precisa trabalhar nada e que pra ser rico tem que ter sorte. E filho de rico também vai achar que os pais vão dar tudo pra ele só porque isso existe na novela.

E os atores, fazendo papéis de ricos ou pobres, vão tendo um monte de filhos com qualquer um (não na vida real, né? hauehuae) e aquele que vê aquilo acha aquilo certo. Isso tá certo? Na verdade tá bem errado. O que a novela não ensina é que pra ter muitos filhos é preciso ter condições pra sustentar todos os filhos. Daí pobre vai querer ter um monte de filhos, fica sem condições de sustentá-los e entre alguns deles acabam surgindo criminosos que optam pela vida do crime por não terem uma boa qualidade de vida. Daí os pobres vão se multiplicando muito rápido e o desemprego aumenta ainda mais, pois dificilmente poderam ou irão querer entrar em uma faculdade pra futuramente conseguir empregos com vagas mais disponíveis. Mas as vezes os pobres se multiplicam muito rápido pois não têm acesso aos preservativos ou não sabem da importância dos preservativos. Normalmente os ricos têm mais informações e acesso aos preservativos e isso não ocorre com os ricos com tanta freqüencia. Mas já que as novelas da Globo influenciam ricos e pobres e já que mostram cenas de sexo em algumas novelas da Globo deviam mostrar os atores usando os preservativos. Devem ter mostrado isso algumas vezes em algumas novelas, mas na maioria das vezes não mostram.

Na novela Malhação os jovens nunca estudam e só querem saber de passar o tempo. Chegam até a se meter em roubadas e a fazer coisas ilegais. E os jovens que assistem Malhação fazem o mesmo. Esse é o modelo de adolescente que a Globo passa.

A Globo bota cenas impróprias pra menores de idade nas novelas, o que eu acho ruím, pois a maioria das crianças assistem TV a qualquer hora do dia. O resultado disso é que as pessoas começam a vida sexual mais cedo. Porquê? Normalmente é por causa da novela ou por influência de alguém que assistiu à novela. Começar a vida sexual mais cedo é ruím pois os mais novos têm menos responsabilidade que os mais velhos.

Daí você pensa: "Ah, mas tudo o que mostram na novela acontece na vida real". Acontece o caralho! Passa a acontecer. Tudo o que fazem na novela muitos imitam e esses muitos são imitados por muitos outros. A influência da novela pode ser boa ou ruím e normalmente é ruím. Uma pessoa que é influenciada pela novela influencia muitas outras. E o pior é que até os pais influenciam os filhos a assistir novela.

Então novela é ruím? É sim! Principalmente as novelas da Globo. Televisão faz parte da educação de qualquer pessoa sejam crianças ou adultos. Uma novela devia mostrar um indivíduo trabalhando e passando por várias dificuldades pra assim conseguir uma condição melhor para sí e para sua família. Devia mostrar pessoas respeitando umas as outras em vez de mostrar brigas, discussões e cenas de violencia. Devia mostrar um jovem que se preocupa com o seu futuro em vez de matar o tempo e fazer coisas ilegais. Não devia mostrar cenas de sexo na televisão deixando a tarefa da educação sexual para os pais.

Deêm a opinião de vocês sobre esse assunto. Essa é a minha opinião. Podem xingá-la a vontade, só que por favor tentem respeitar a opinião dos outros usuários senão isso aquí vira uma zona!


====
A influência das novelas na vida das pessoas

As telenovelas são assistidas por milhares de brasileiros, que inconscientemente apreendem muitos valores e ideologias cultuadas, que ditam moda, linguagem, hábitos e contribui para a alienação de seu público.


Um exemplo desta influência das novelas, no comportamento das pessoas, é a moda. As novelas utilizam os figurinos dos personagens da trama, para criar tendências na maneira de vestir, de se comportar e de agir, visando estimular o consumo dos telespectadores. O ambiente ficcional permite criar um mundo que corresponda aos sonhos e as perspectivas do público, e assim desperte o desejo, a cobiça por um produto.


Podemos notar o quanto a televisão influencia o comportamento, a moda e os valores apresentados pelos personagens televisivos com exemplos práticos. Quando foi transmitida a novela O Clone (2002), a expressão "Num é brinquedo não!" da personagem Dona Jura "caiu na boca do povo".

É com a imagem televisiva que a novela consegue levar o público à um mundo de fantasias e sonhos, porém, ao mesmo tempo, mostrar personagens com os quais o público se identifica criando laços fortes de envolvimento emocional, que garante a audiência da emissora.


A novela pode também trazer temas atuais e dialogá-los com a sociedade, como por exemplo, a trama Duas Caras (2008) que trouxe para debate público os cartões corporativos. Esse assunto estava na mídia meses atrás devido ao uso abusivo dos cartões de créditos corporativos por políticos (em tese, eles deveriam cobrir apenas despesas decorrentes do exercício da função pública).


Em suma, observa-se que o telespectador sofre um processo de alienação, sendo influenciado pelos padrões de comportamento que lhe são transmitidos pelas telenovelas.

Texto publicado no site da Universidade Federal de Viçosa-MG

Fonte:http://www.barroquinhanoticias.com/2011/05/influencia-das-novelas-na-vida-das.html

===
A novela, por ser um instrumento de manipulação, desvia a atenção de problemas vitais e reais do cotidiano brasileiro.

..
Os críticos de telenovelas declaram que os custos para produção desse “consumo cultural" são uma barbárie. Somente um capítulo varia de 15 mil a 100 mil dólares. A maior empresa televisiva do Brasil e terceira maior do mundo, Rede Globo, já vendeu suas novelas para mais de 120 países.
..
A colaboração do povo assistindo às telenovelas faz o sucesso da televisão, e a televisão faz a cabeça do povo.
http://redacaojornalistica.arteblog.com.br/4378/A-influencia-das-telenovelas-na-sociedade-brasileira/

===
Com exemplo disso, tempos a principal emissora do país, a Rede Globo. Em um episódio sobre as eleições presidencias de 1990. Lula e Collor, concorriam à presidência do Brasil. A Globo, incentivou grande parte dos brasileiros à votarem em Collor, e depois com toda o escândalo de corrupção, a mesma emissora, mudou de opinião drasticamente, agora pedindo a cassação do então eleito presidente Collor. Com esse exemplo podemos ver como a Tv é um verdadeiro instrumento de manipulação. Afinal, amídia não é o quarto poder?
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090904065456AAcZ51i

Comentários